28 out Os desafios da usinagem nos dias atuais
Você sabe quais são os desafios da usinagem nos dias atuais?
Como sabemos, a produção de peças possuem dois fatores essenciais no que diz respeito às ferramentas de usinagem. Apesar de diferentes, esses fatores estão profundamente relacionados. Além dos custos de produção, a qualidade dos materiais produzidos influenciam diretamente nos resultados da usinagem.
De acordo com estudos recentes, notamos que as ferramentas de corte, aquelas utilizadas na usinagem, representam 20% do custo de fabricação. Essa porcentagem, representa um valor integral direcionado a esse setor com foco na qualidade das operações. Mas, por que estamos falando sobre ferramentas?
Não tem como mudar o foco, quando falamos nos desafios da usinagem, as ferramentas ainda dominam os diálogos. Isso ocorre, pois são elas as responsáveis pela qualidade das peças finais. Porém, além dos custos de fabricação e a qualidade final, podemos citar mais alguns desafios e como superá-los. Vamos conferir?
O que é usinagem?
Antes de falarmos sobre os desafios desse setor que não para de crescer, que tal fazer uma breve recapitulação do que é a usinagem? Basicamente, a usinagem é um processo mecânico que consiste no desgaste da matéria bruta. Ou seja, a “lapidação” de um material é realizada para o surgimento de uma peça.
Quando falamos em processos de produção de peças, a usinagem parte de um princípio diferente ao de moldagem e fundição. Na verdade, podemos até dizer que na usinagem, temos resultados mais precisos e de qualidade. Isso acontece, graças à qualidade das ferramentas utilizadas durante o contato com as matérias primas.
Ao citarmos os desafios da usinagem, estamos falando diretamente das dificuldades encontradas na manutenção da qualidade. Isso porque, a usinagem representa um processo focado na entrega final. A precisão dos cortes, qualidade da peça e a produtividade são pontos essenciais no cotidiano desse setor.
Agora que já conseguimos relembrar um pouco como a usinagem funciona, que tal a gente conferir melhor seus desafios? No subtítulo abaixo, separamos 3 dos principais problemas enfrentados diariamente no setor. Para conhecer melhor a usinagem, confira cada um deles e como podemos resolvê-los. Vamos lá?
Desafios da usinagem e como superá-los
Assim como em outros setores de produção, a usinagem apresenta alguns problemas comuns ao dia a dia das operações. Podemos dizer, que esses problemas são mais voltados a desafios que devem ser superados. Confira no restante do conteúdo, os desafios da usinagem e como podemos superá-los:
1. Custos de produção: Não tem como negar que os custos de produção são debates constantes no setor de usinagem. Cortar gastos, realizar melhores investimentos e minimizar prejuízos são um dos maiores objetivos. O desafio nessa área, está exatamente em como fazer isso e ter um caixa maior.
Uma das dicas que nós, da Hessenza podemos te dar, está na qualidade das ferramentas utilizadas. Isso porque, quanto maior a qualidade, menores as chances de problemas envolvendo erros durante a produção de materiais. Outro ponto, está nos métodos convencionais utilizados e como eles podem ser substituídos.
2. Qualidade final: Apesar do setor de usinagem já apresentar uma alta qualidade em suas entregas, manter esse padrão sempre é um desafio. Para isso, são utilizadas ferramentas de alta qualidade. Da mesma forma, o investimento em processos mais eficientes auxilia na boa manutenção dos resultados obtidos.
Uma dica para que a qualidade se mantenha adequada aos processos realizados, é investir em ferramentas Iscar. Com elas, você garante uma usinagem de excelência em processos. Além disso, cortes mais precisos e com melhor acabamento também são resultado da utilização dessas ferramentas. Confira aqui o catálogo Iscar!
3. Contratação de profissionais: Um dos desafios da usinagem é encontrar profissionais que, além de formação, possuam a vontade de crescer na área. Mas, apesar desse desafio comum a todas as empresas e setores, existe um grande potencial de crescimento estável do setor.
Uma dica para quem deseja auxiliar na formação de profissionais que fiquem no setor, é investir na formação desses especialistas. Para isso, sua empresa pode buscar cursos e treinamentos que proporcionam esse crescimento. Até porque, essa é uma ótima maneira de reter talentos realmente dispostos a continuar na área.